segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Os orixás da nação de cabinda

Os orixás da nação de cabinda:


Orixá exu bara:

Orixá Princípio de Movimento e Interligação. O Mensageiro dos Orixás.Bará pode ser o mais benevolente dos Orixá se é tratado com consideração e generosidade.Identificado como o diabo , por características peculiares de seu comportamento como: irreverência, prepotência, arrogância, astúcia.. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.
Os primeiros missionários após identificarem, o quepara eles era importante, o que representava este Orixá aos negros, logo oidentificaram como o Diabo, talvez por alguns comportamentos que a Ele é comum,como: irreverência, prepotência, arrogância, astúcia e um ser nem um pouco puro,se óbvio comparado aos padrões da IgrejaCotólica.
Por várias características pertencentes aos homens, Bará se apresenta como o Orixá mais humano de todos os Deuses africanos, a mais marcante e que responde sempre na mesma forma de como e tratado, se ganha o que lhe pertence, encontraremos um Orixá prestativo e presente, segurando todas nossas futuras necessidades, caso contrario devemos nos preparar, sem exagero, para alguma coisa desagradável.
Como dono das chaves, dos portais, encruzilhadas e caminhos, deve sempre ter suas saudações, obrigações e cortes, este último quando necessário, feitos em primeiro lugar, assim nos humanos garantimos a segurança de nosso ritual, assim como no ritual e o Orixá responsável pela boa abertura dos trabalhos, esta para nossos negócios e vidas, destrancando caminhos e abrindo portas, ou trancando e fechando, dependendo de nossos merecimentos e cumprimento de tarefas.

Particularidades do orixá:

Saudação - alupô ou lalupô.Dia da Semana - segunda-feira.Número - 07 e seus múltiplos.Cor - vermelha.Guia - corrente de aço (para alguns), vermelha escura (para outros).Adjuntós - Elegba com Oiá Timboá, Lodê com Iansã ou com Obá, Lanã com Obá ou com Oiá, Adague com Oiá ou com Obá, Agelú com Oxum Pandá e as vezes com Oiá.Ferramentas - corrente, chave, foice, moeda, búzios.Ave - galo vermelho e branco.
Quatro pé - cabrito branco, vermelho ou de cor escura, menos preto.
Qualidades do orixá bara:

Elegba
borocô
Lodê
Lanã
Adague
Agelú

Sincretismo Religioso:

Elegba uma cão de guarda (este bara não tem sincretismo)
Bará Lodê - São Pedro, quando faz adjuntó com Iansã, São Benedito com faz adjuntó com Obá.Bará Lanã - Santo Antônio do Pão dos PobresBará Adague - Santo AntônioBará Agelú - Menino no colo do Santo Antônio

Os Arquétipos(filhos):

Os filhos de Bará possuem um caráter ambivalente, ora são pessoas inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros, ora são bravas, intrigantes e ficam muito contrariadas. As pessoas de Bará não têm paradeiro, gostam de viagens, de andar na rua, de passear, de jogos e bebidas. Quase sempre estão envolvidas em intrigas e confusões. Guardam rancor com facilidade e não aceitam ser vencidas. Por isso para ter-se um amigo ou filho de Exú é preciso que se tenha muito jeito e compreensão ao tratar-se com ele.



Orixá Ogum:

Orixá da guerra, das batalhas, dos metais, da agricultura, dos caminhos e da tecnologia. Orixá guerreiro, defendendo as leis e a ordem, representa todas as batalhas da vida, ele faz parte de tudo aquilo que é preciso lutar para alcançar vitória. Ogum ensina os homens a manufaturar o ferro e o aço, a ele pertence o "obé" – a faca utilizada para os sacrifícios.Em muitas lendas aparece como irmão de Odé e Bará. Um símbolo de Ogum sempre visível é o màrìwò (mariô) - folhas do dendezeiro (igi öpë) desfiadas, que são colocadas sobre as portas das casas de candomblé como símbolo de sua proteção. Depois de Bará é o Ogum que está mais próximo dos homens. Seu símbolo principal é uma espada de ferro chamada idà, seu dia é a quinta-feira.Senhor da guerra, dono do trabalho porque possui todas as ferramentas como seus símbolos. Orixá do fogo e do ferro em que são forjados os instrumentos como espada, a faca, a enxada, a ferradura, a lança, o martelo, a bigorna, a pá, etc. É o dono do Obé (faca) por isso vem logo após o Bará porque sem as facas que lhe pertencem não seriam possíveis os sacrifícios. Ogum é o dono das estradas de ferro e dos caminhos. Protege também as portas de entrada das casas e templos. Ogum é protetor dos militares, soldados, ferreiros, trabalhadores e agricultores.


Particularidades do orixá:

Saudação - Ogunhê.Dia da semana - segunda-feira para Ogum Avagã e quinta-feira para os demais.Número - 07 e seus múltiplos.Cor - vermelho e verde.Guia - vermelho e verde escuros.Adjuntós - Avagã com Oyá Timboá ou Oiá Dirã, Onira com Oiá, Olobedé com Iançã, Adiolá com Oxum Pandá ou Iemanjá Bocí.Ferramentas - alicate, espada, faca, bigorna, búzios, moedas, martelo, tenaz, lança e ferradura.Ave - galo vermelho dourado.Quatro pé - cabrito branco, vermelho, malhado ou escuro, menos preto.

Sincretismo Religioso:

Ogum Avagã - São PauloOgum Onira, Olobedé e Adiolá - São Jorge

Os Arquétipos(filhos):

Os filhos de Ogum possuem um temperamento um tanto violento, são impulsivos, briguentos e custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor.



Orixá Oiá ou Iansã:

Também chamada Oiá, é o Orixá dos ventos e raios. Além disto, e Senhora dos Eguns (espíritos dos mortos), os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim - um dos seus símbolos. Guerreira, a mais agitada das Orixás femininas, foi esposa de Ogum e, posteriormente, a mais importante esposa de Xangô.É irrequieta, autoritária, mas sensual, de temperamento muito forte, dominador e impetuoso. É dona dos movimentos (movimenta todos os Orixás), em algumas casas é também dona do teto da casa, do Ilê. Suas cores são vermelho e branco, marrom terracota ou ainda, rosa. De acordo com uma lenda Oyá Omo Mésàm (a mãe dos nove filhos) derivou o nome de Iansã. Sua saudação é epaiêio! Iansã é rainha dos raios, ventos e tempestades. É um Orixá feminino, enérgico, sensual e autoritário. Na mitologia dos Orixás Iansã foi casada com Ogum, mas o traiu com Xangô.


Particularidades do orixá:

Saudação - Epaiêio.Dia da semana - terça-feira.Número - 07 e seus múltiplos.Cor - vermelho e branco.Guia - 01 conta vermelha, 01 conta branca.Adjuntós - Oiá Timboá com Bará Legba ou com Ogum Avagã, Iansã Oiá Dirã com Agum Avagã, Iansã Oiá com Bará Adaqui, as vezes com Bará Lanã ou com Bará Agelú ou Ogum Onira ou Xangô Aganjú ou Xapanã Jubeteí, Iansã com Bará Lodê, com Ogum Olobedé, com Xangô Agodô, com Xapanã Belujá ou com Xapanã Sapatá.Ferramentas - espada, par de alianças, cálice, moedas, búzios e raio.Ave - galinha vermelha ou carijó.Quatro pé - cabrita branca.
Sincretismo Religioso:

Iansã Oiá Timboá - Santa Terezinha quando faz adjuntó com Ogum Avagã.Iansã Oiá Dirá - Joana D’arc.Iansã Oiá - Santa Bárbara sem o castelo.Iansã - Santa Bárbara com o castelo

Os Arquétipos(filhos):

As pessoas filhas de Iansã são audaciosas, intrigantes, autoritárias, vaidosas, pessoas sensuais, volúveis, com tendência a ter diversos relacionamentos sexuais, inclusive aventuras extraconjugais. São extremamente ciumentas. Mas quando estão amando verdadeiramente são dedicadas a uma pessoa são extremamente companheiras.



Orixá Xangô:

Divindade do fogo e do trovão e da justiça. Rei de Oyó. Tem grande importância nos segmentos do candomblé com origem em terras Yorubá, importância esta representada pelo seu instrumento sagrado chamado Xére - que é tratado e visto com grande respeito por qualquer aborixá (adorador de orixá). XANGÔ é um Orixá temido e respeitado, é viril e violento, porém justiceiro, e muito vaidoso. Xangô era muito atrevido e violento, porém, grande justiceiro, sempre castigando os ladrões e malfeitores. Por este motivo diz-se que quem teve morte por raio, ou sua casa, ou negócio queimado pelo fogo, foi vítima da ira ou cólera de Xangô. Seu símbolo principal é a machada de dois gumes ou dupla (Oxê). Tudo que se refere a estudos, as demandas judiciais, ao direito, contratos, documentos trancados, pertencem a Xangô, Rei de Oyó, marido de Oyá, Oxum e Oba. Deus da justiça e do trovão. Patrono da política, da diplomacia, da sedução e da articulação. Senhor da vida, é o grande Rei entre os orixás. Iansã, Obá e Oxum são suas esposas. Xangô controla o fogo, porém seu poder só tem efeito se praticado junto com Iansã, de quem Xangô não pode se separar.

Particularidades do orixá:

Saudação - Caô Cabeci ou Caô Cabecile.Dia da semana - quarta-feira.Número - 06 e seus múltiplos.Cor - branco e vermelho.Guia - 06 conta vermelha, 06 conta branca.Oferenda - Amalá (carne de peito bem cozida e desfiada com a mão, mostarda(verdura) cozida no bafo da carne, seis bananas catarinas, uma maçã bem vermelha, pirão de farinha de mandioca bem cozido, um pouco de dendê e seis folhas de mostardas para enfeitar o alguidar ou a gamela).Adjuntós: Xangô Agandjú Ibedji com Oxum Pandá Ibedji, Xangô Agandjú com Oiá ou Oxum Pandá ou Iemanjá Bocí, Xangô Agodô com Iansã ou Oxum Olobá Ferramentas: Balança, machado de duas lâminas, livro, pilão, gamela, búzios e moedas, brinquedos para Xangô Agandjú Ibedji Ave: Galo Branco Quatro pé: Carneiro branco

Sincretismo Religioso:

Xangô Agandjú Ibedji: São Cosme e São Damião Xangô Agandjú: São Miguel Arcanjo Xangô Agodô: São Jerônimo quando faz adjuntó com Iansã e São João Batista quando faz adjuntó com Oxum Olobá

Os Arquétipos(filhos):

Os filhos de Xangô são extremamente enérgicos, autoritários, gostam de exercer influência nas pessoas e dominar a todos, são líderes por natureza, justos honestos e equilibrados, porém quando contrariados, ficam possuídos de ira violenta e incontrolável. Os filhos de Xangô são tidos como grandes conquistadores, são fortemente atraídos pelo sexo oposto e a conquista sexual assume papel importante em sua vida.Odùdùa, um guerreiro que vinha de uma cidade do Leste, invadiu com seu exército a capital do povo chamado Ifé. Esta cidade depois se chamou Ifé, quando Odùdùa se tornou seu governante.



Orixás Ibêdje:

Ibejis são divindades gêmeas infantis, é um orixá duplo e tem seu próprio culto, obrigações e iniciação dentro do ritual.Divide-se em masculino e feminino,(gêmeos). Cultua-se como erês ligado a qualidades de xangô e oxun. Popularmente conhecido como xangô e oxun de ibeji.Os orixás gêmeos protegem os que ao nascer perderam algum irmão (gêmeo), ou tiveram problemas de parto. Em algumas casas de candomblé e batuque são referidos como erês (crianças) que se manifestam após a chegada do orixá chamados de axé erês ou axêros. Em outras são cultuados como xangô e ou oxum crianças. Porém na verdade são orixás independentes dos erês.Por serem gêmeos, estão ligados ao princípio da dualidade e de tudo que vai nascer, brotar e criar.

Particularidades do orixá:

Saudação: Ieieu Oxum Ibêdje e Câo Cabecile Xangô Ibêdje Dia da Semana: Sábado e Terça-feiraDa Comemoração: 27 de Setembro Número: 6 e seus múltiplos (quando Xangô Ibêdje) e 8 e seus múltiplos (quando Oxum Ibêdje) Cor: Amarelo claro (Oxum Ibêdje) e vermelho e branco (Xangô Ibêdje)Oferenda: Todos os tipos de doces e guloseimas. Ave: Casal de frangos branco.

Sincretismo Religioso:


Cosme e Damião

Os Arquétipos(filhos):

Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconseqüente; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhonas, sorridentes, irrequietas, tudo enfim que se possa associar ao comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem então revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, sua leveza perante a vida se revela no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia. Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e certa tendência a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, à vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em torno de si a princípios simplistas como "gosta de mim" ou "não gosta de mim". Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com certa facilidade. Ao mesmo tempo, suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Como as crianças em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades esportivas, sociais e das festas.



Orixás Odé e Otim:

Divindades da caça que eles vivem nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado OFÁ, e um rabo de boi chamado ERUEXIM. Em algumas lendas aparece como irmão de Ogum e de Bará. Vivem nas matas, caçando, por isso, protege os caçadores em suas expedições. É casado com Otim formando um casal inseparável, onde está um está o outro. Odé caça, mas fica com pena dos bichos e dá para sua mulher Otim que devora tudo e por isso é gorda.


Qualidades de ode e ótim;

Saudação: Oquebambo Dia da Semana: Sexta-feira, pois é o dia da Iemanjá, que é mãe de Odé, para outros Segunda-feira Número: 07 e seus múltiplos Cor: Azul forte e branco para Odé e Azul forte e rosa para Otim Guia: 01 conta azul, 01 conta branca, 01 conta azul para Odé 01 conta rosa, 01 conta azul, 01 conta rosa para Otim Adjuntós: Odé com Otim ou Iemanjá Bocí (neste caso normalmente a Otim passará para a "passagem"). Otim com Odé Ferramentas: Arco e flecha, funda, bodoque, moedas e búzios Ave: Galo prateado claro ou pintado para Odé e galinha preta para OtimQuatro pé: Casal de porco

Sincretismo Religioso:

Odé: São Sebastião Otim: Santa Bernadete ou Santa Efigênia

Os Arquétipos(filhos):

Seus filhos são pessoas espertas e com iniciativa, gostam de descobertas e novidades.São místicos e muito intuitivos. O lado emocional é sua característica mais marcante, pois é carismático e carinhoso.Costumam ser indecisos e inseguros, mas adoram se apresentar em público e ser o centro das atenções.



Orixá Ossanha:

Ossanha ou Ossãe é o Orixá das plantas medicinais e litúrgicas. Orixá das Folhas e das Matas.É fundamental sua importância, porque detém o reino e poder das plantas e folhas, imprescindíveis nos rituais e obrigações de cabeça e assentamento de todos os Orixás através do omieró ou abô (banho feito de ervas), assim como sobre todas as cabeças. Também a ele pertencem os ossos, nervos e músculos. As pessoas com defeitos físicos nas pernas. E que não possuem uma das pernas, quase sempre estão ligadas de alguma forma a esse Orixá, pois ele se apresenta sem uma das pernas, seja simbolicamente, assim como em transe dança com uma das pernas encolhidas como se não a possuísse, muitos de seus filhos conhecidos de todos nós, que não possuem uma das pernas quando da manifestação de Ossãe, dançam toda uma noite em uma perna só. Como as folhas estão relacionadas com a cura, Ossãe também está vinculado à medicina.

Qualidades de ossanha:

Saudação: Eueu Dia da Semana: Sexta-feiraNúmero: 07 e seus múltiplos Cor: Verde e brancoGuia: 01 conta verde e 01 conta branca Oferenda: Pipoca, linguiça de porco frita, figo e opeté de batata inglesa esmagada com uma pitada de azeite-de-dendê, a qual se dá forma de um coneFerramentas: coqueiro, muleta, bisturi, cágado, moedas e búzios Ave: Galo cinza com vermelhoQuatro pé: Qualquer cor menos preto.

Sincretismo Religioso:

São Judas Tadeu - quando faz adjuntó com Iemanjá Bocí São Cristóvão - quando faz adjunto com Oxum Demun

Os Arquétipos(filhos):

Os filhos de Ossanha são calmos, ingênuos e pacíficos. Defendem a ecologia.Os filhos de Ossãe são, de um modo geral, pessoas equilibradas, controladas tanto em suas emoções como em seus sentimentos. Agem de maneira racional, não deixando que a amizade, a inimizade ou opiniões próprias suas interfiram em suas decisões para com os outros, e sim do que de fato é direito de ser. Possuem grande capacidade e eficiência.



Orixá Oba:
Nome de um rio africano, Obá está também associada as águas doces, porém quando revoltas. Companheira de Bará é um Orixá de frente, uma guerreira, que traz consigo a navalha e o facão. Em uma das lendas mais populares das Religiões africanas, conta-se que Obá e Oxum eram esposas de Xangô, uma semana para cada uma cuidar do marido, o que Oxum fazia, Obá copiava, Oxum não aguentava mais que Obá copiasse suas receitas culinárias, o que era seu forte para segurar Xangô. Certo dia Oxum decidiu acabar com a imitação, convidou Obá para ir até sua casa, onde a recebeu com uns panos amarrados na cabeça, na altura das orelhas. Oxum preparava um caldo para Xangô, e disse a Obá que dentro tinha colocado, para agarrar Xangô definitivamente, suas próprias orelhas, o que era mentira, eram apenas grandes cogumelos. Xangô ao chegar comeu aquele caldo como nunca, Obá ao ver tal cena, correu para casa e começou a preparar o caldo, tudo certo como Oxum teria dito, só que Obá cortou realmente sua orelha, Xangô ao comer enjoou e cuspiu tudo. Continuava então a guerra entre Oxum e Obá, só que agora muito mais séria, Xangô como não aguentava mais tanta discussão, resolve matar ambas, que saem correndo pelo mato, transformando-se em rios. E hoje nota-se que o encontro entre os rios Oxum e Obá, na África, são revoltos. Obá ao se manifestar em um Batuque dança com uma mão tapando uma de suas supostas orelhas arrancadas.
Todas as máquinas, carros e navios estão relacionados com Obá, pois a Ela pertencem a roda e o leme.


Qualidade dês de oba:

Saudação: Exó Dia da Semana: Quarta-feira Número: 07 e seus múltiplos Cor: Rosa Guia: toda rosa Oferenda: Canjnica e feijão miúdo refogados com tempero verde e Abacaxi Adjuntós: com Bará Lodê ou Lanã ou Adagui, com Xangô Agandjú, com Xapanã Jubeteí ou Sapatá Ferramentas: navalha, timão, roda, moedas e búzios Ave: Galinha cinza com pescoço douradoQuatro pé: Cabrita mocha de qualquer cor menos preta

Sincretismo Religioso:



Oba: santa Catarina
Os Arquétipos(filhos):

As pessoas pertencentes a este Orixá são lutadoras, bravas, um tanto agressivas, o que as levam a serem pouco incompreendidas. Freqüentemente tendem a terem experiências infelizes e amargas. São ciumentas, pois são muito zelosas com tudo que lhe pertencem. Porém, pessoas de grande valor e dedicação. Tendem a alcançar seus ideais. Dedicadas e muitas vezes ingênuas, principalmente em relação ao amor e as amizades. São extremamente honestas, tolerantes e crédulas.Sua principal característica é ser guerreira(o). Não cultiva amigos por achar que são interesseiros. Não gostam de sexo.Geralmente tem nariz largo, sombrancelhas grossas, rosto redondo, lábios acentuados, pessoa de estrutura forte.


Orixá Xapanã:

Este Orixá conhecido por sua fúria e vingança contra malfeitores e pessoas que tratam as coisas sem o devido respeito e honestidade, é muito respeitado em todas as Nações da África ao Brasil. Pertence a Xapanã todas as doenças materiais e espirituais, principalmente as doenças de pele, como varíola e a lepra, com estas normalmente castiga quem merece. Uma de suas missões no mundo material e espiritual, é varrer as coisas que não tem mais utilidade, por este e outros motivos, é um dos Orixás que responde junto com Xangô e Iansã pelos processos de desencarnação, pelos cemitérios, pela destruição e em defesa dos espíritos maléficos.



Qualidades de xapanã;

Saudação: AbaoDia da Semana: Quarta-feira Número: 07 e seus múltiplos Cor: Vermelho e Preto Guia: uma conta vermelha e uma preta Oferenda: Pipoca, feijão miúdo torrado, feijão preto cozido, amendoim torrado, um opeté de batata inglesa e sete tiras de carne crua sem gordura ou nervo Adjuntós: Xapanã Jubeteí com Oiá ou com Obá, Xapanã Belujá com Iansã ou com Oxum Olobá, Xapanã Sapatá com Iansã ou com Obá Ferramentas: Xaxará, vassoura, cachimbo, favas, moedas e búzios. Ave: Galo Carijó(preto e branco) ou vermelho Quatro pé: Cabrito Branco ou qualquer cor, menos preto

Sincretismo Religioso:

Xapanã Jubeteí: São Roque quando faz adjuntó com Oiá, São Lázaro quando faz adjuntó com Obá Xapanã Belujá: Jesus Cristo crucificado quando faz adjuntó com Oxum Olobá, Senhor dos Passos quando faz adjuntó com Iansã Xapanã Sapatá: Jesus Cristo crucificado quando faz adjuntó com Iansã, São Lázaro quando faz adjuntó com Obá

Os Arquétipos(filhos):

Seus filhos são obstinados e honestos, mas por outro lado são rancorosos. Gostam muito de prestar ajuda aos outros e são extremamente sensíveis. Tem rosto anguloso, tronco pequeno e, na maioria das vezes são magros e altos com manchas no corpo.



Orixá Oxum:

Oxum é muito bonita, charmosa, e possessiva. É intuitiva e sente quando algo não está bem. É uma boa anfitriã e tem boa fé, não percebendo a maldade dos inimigos.Nome de um rio na Nigéria, em Ijexá e Ijebú. Segunda mulher de Xangô, deusa do ouro, riqueza e do amor. A Oxum pertence o ventre da mulher e ao mesmo tempo controla a fecundidade, por isso as crianças lhe pertencem. Dona dos rios e cachoeiras gosta de usar colares, jóias, tudo relacionado à vaidade, perfumes, etc.Senhora soberana das águas doces. Todos os rios, lagos, lagoas e cachoeiras pertencem a este Orixá. O casamento, o ventre e a fecundidade e as crianças são de Oxum, assim como, talvez por consequência, a felicidade. O ouro e o dinheiro em todas as suas espécies também são de Oxum. Pela hierarquia é o primeiro Orixá doce seguida de Iemanjá e Oxalá, formando assim o grupo de Orixás chamado de Cabeças Grande.



Particularidades do orixá:

Saudação: Ieieu Dia da Semana: Sábado Número: 08 e seus múltiplos Cor: Todos os tons de amarelo (amarelo claro: Oxum Pandá, amarelo escuro: Oxum Demum, amarelo ouro: Oxum Docô)Guia: toda amarela de um mesmo tom, o tom varia com o Orixá (amarelo claro: Oxum Pandá, amarelo escuro: Oxum Demum, amarelo ouro: Oxum Docô)Adjuntós: Oxum Pandá Ibedji com Xangô Agandjú Ibedji, Oxum Pandá com Bará Agelú, Com Ogum Adiolá, com Xangô Agandjú, com Oxalá Bocum, com Oxalá Olocum, Oxum Demun com Ossanha, com Oxalá Olocum, Oxum Olobá com Xangô Agodô, com Xapanã Belujá, Oxum Docô com Oxalá Jobocum ou Oxalá de Orumiláia Ferramentas: todos adornos femininos em ouro, peixe, leque, caramujos, coração, moedas e búzios Ave: Galinha amarela clara para Oxum Pandá e Demum e galinha amarela ou vermelha para Oxum DocôQuatro pé: cabrita branca ou amarela

Sincretismo Religioso:

Oxum Pandá Ibedji: Nossa Senhora de Fátima Oxum Pandá: Nossa Senhora de Fátima quando faz adjuntó com Bará Agelú, Nossa Senhora do Rosário quando faz adjuntó com Ogum Adiolá, Nossa Senhora de Lourdes quando faz adjuntó com Xangô Agandjú, Nossa Senhora das Graças quando faz adjuntó com Oxalá Bocum, Imaculada Conceição quando faz adjuntó com Oxalá Olocum e Sagrado Coração de Jesus quando faz adjuntó com Oxalá Olocum Oxum Demun: Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição Oxum Docô: Nossa Senhora da Conceição ou Nossa Senhora Aparecida

Os Arquétipos(filhos):

As pessoas de Oxum são extremamente sensuais e perfumadas.São vaidosas, elegantes, sensuais, adoram perfumes, jóias caras, roupas bonitas, tudo que se relaciona com a beleza. Gostam de chamar a atenção do sexo opo
São boas donas de casa e companheiras, despertam ciúmes nas mulheres e se envolvem em intrigas.




Orixá Iemanjá:

Iemanjá deusa da nação de Egbé, nação esta Ioruba onde existe o rio Yemojá (Iemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares. Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás. Por isso a ela também pertence a fecundidade. Em todos os lugares, no dia 2 de fevereiro ou no ano novo fazem-se homenagens a grande mãe Iemanjá. É protetora dos pescadores e jangadeiros. Mãe da maioria dos Orixás é considerada a dona da maternidade, do casamento e família e Mamãe Universal, este Orixá reina nas águas do mar e tudo que está relacionado a ele, peixes, crustáceos, estrelas, algas, vegetais e outros, a Iemanjá pertence.




Características do orixá:

Saudação: Omio Odo Dia da Semana: Sexta-feira Número: 08 e seus múltiplos Cor: azul claroGuia: toda azul claro ou azul claro com brancoAdjuntós: Iemanjá Bocí com Ogum Adiolá, com Xangô Agandjú, com Odé, com Ossanha e com Oxalá Dacum, Iemanjá Bomí com Oxalá Bocum ou Oxalá de Orumiláia, Nanã Burukun com Oxalá Bocum Ferramentas: todos adornos femininos em prata, peixe, leque, caramujos, barco, âncora, leme, conchas, lua, moedas e búzios Ave: Galinha branca Quatro pé: ovelha
Sincretismo Religioso:

Iemanjá Bocí e Iemanjá Bomí: Nossa Senhora dos NavegantesNanã Burukun: Nossa Senhora Sant’Ana

Os Arquétipos(filhos):

As pessoas de Iemanjá são sérias e impetuosas, domina a todos e fazem-se respeitar. Dificilmente perdoam os erros dos semelhantes. Gostam de testar as pessoas. Seu temperamento é muito difícil, são bravas, nervosas, mas possuem um coração grandioso, são dedicados aos parentes e amigos, preocupam-se com os outros e consigo. Gostam de coisas luxuosas. São honestas, gostam da casa e da família, são ótimas esposas, mães ou pais.São gentis, compreensivas, sensíveis, frágeis e apegadas à família. Honestas e educadoras das crianças. Muito simples e organizadas. Seu coração é bondoso e são muito determinadas. Tem um humor variável. Super vaidosas, principalmente com os cabelos.Seus filhos tem uma postura altiva e elegante, nariz arrebitado, estatura média, maçã do rosto cheia e rosto comprido




Orixá Oxalá:

Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de duas maneiras: moço – chamado Oxaguiam, e velho – chamado Oxalufam. O símbolo do primeiro é uma idá (espada), o do segundo é uma espécie de cajado em metal, chamado ôpá xôrô. A cor de Oxaguiam é o branco levemente mesclado com azul, do de Oxalufam é somente branco. O dia consagrado para ambos é a sexta-feira. Sua saudação é ÈPA BÀBÁ ! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do Panteão Africano. Simboliza a paz é o pai maior nas nossas nações na Religião Africana. É calmo, sereno, pacificador, é o criador, portanto respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertence os olhos que vêem tudo (Oxalá de Orumilaia dono da visão no jogo de búzios).

Características do orixá:

Saudação: Epaô BabaDia da Semana: Domingo Número: 08 e seus múltiplos Cor: Branco e Branco com preto para Oxalá de Oromilaia Guia: toda branca ou 01 branca, 01 preta, 01 branca para Oxalá de Orumiláia Adjuntós: Oxalá Obocum com Oxum Pandá, Oxalá Olocum com Oxum Pandá, Oxalá Dacum com Iemanjá Bocí, Oxalá Jobocum com Oxum Docô ou Iemanjá Bocí, Oxalá de Oromilaia com Oxum Docô ou Iemanjá Bomí Ferramentas: jóias em prata, caramujo, sol, cajado, pomba de prata, moedas e búzios, para Oxalá de Oromilaia acrescentamos olhos de prata Ave: Galinha branca e galinha preta para Oxalá de Oromilaia Quatro pé: cabrita branca e cabrita branca com pequenas manchas pretas para Oxalá de Oromilaia

Sincretismo Religioso:

Oxalá Obocum e Oxalá Olocum: Menino Jesus de Praga Oxalá Dacum e Oxalá Jobocum: Sagrado Coração de JesusOxalá de Oromilaia: Espírito Santo ou Santa Luzia

Os Arquétipos(filhos):

Os filhos dele não gostam de pedir ajuda aos outros, são introvertidos, tranqüilos e reservados.Uma característica marcante é a honestidade. Alguns possuem uma leve sobressalência nas costas (corcunda).Os filhos de Oxalá são calmos, responsáveis, reservados e de muita confiança. Seus ideais são levados até o fim, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos. Gostam de dominar e liderar as pessoas. São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitados.

22 comentários:

  1. imitando o pai didi, q feio façam um site entao.kkkkkkkkkk mas falta tempo né R$
    beijao grande queridos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! pela prestação de serviço, pq ao contrário do que muitos pensam ou dizem é muito importante pra nossa religião termos pessoas de coragem e boa vontade pra esclarecer qq duvidas ou mesmo conhecer pequenos detalhes de tão vasta e bela religião.

    ResponderExcluir
  3. gostei das explicações só pediria que colocasse as qualidades com explicações e caracteristicas dos pais e mães ex { oxala orumilaia sua coré tal caracteristica tal oferenda tal seu dominio tal } e poderia postar algo bem completa se tiver ao seu alcance é claro sobre oxum olobá desde já te agradesço e um muito obrigada até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia uma pergunta o xango kamuca nao pega cabeça na cabinda pois ja vi na cabinda filhos de kamuka e de bara lode

      Excluir
  4. é verdadi eu sou filho de oxalá e sou bem assim msmo como mostra.

    ResponderExcluir
  5. Alupô meu Pai Bará Agelú , Ogunhê Pai Ogum , Epaiêio Mãe Yansã , Caô Cabeci Pai Xango , Oquebambo Pai/Mãe Odé e Otim , Eueu Pai Ossanha , Exó Mãe Oba , Abao Pai Xapanã , Ieieu Mãe Oxum , Omio Odo Mãe Yemanjá e Epaô Baba Pai Oxála


    By : Ruan D' Bará Agelú

    ResponderExcluir
  6. SOU FILHA DE OXALÁ E NÃO SOU NADA CALMA,SOU MUITO SINCERA E ISSO INCOMODA AS PESSOAS,MAS QUANDO PERCEBO JÁ FALEI.

    ResponderExcluir
  7. SOU FILHA DE OXALÁ E NÃO SOU NADA CALMA,SOU MUITO SINCERA E ISSO INCOMODA AS PESSOAS,MAS QUANDO PERCEBO JÁ FALEI.

    ResponderExcluir
  8. Só faltou apresentar as qualidades ou caminhos dos orixás.
    Sendo que achei as apresentações um tanto superficiais.

    ResponderExcluir
  9. gostei muinto gostaria de sar mais sobre mim

    ResponderExcluir
  10. Adorei, gostaria de conhecer mais sobre, oxum Oloba, se todas nações cultuam? Se tem diferença em fazer esta qualidade de Oxum.Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. ABAO PAIZINHO XAPANA SAPATA,POUCOS SABEM A IMPORTÂNCIA DE NOSSOS ORIXÁS,DEVEMOS SER GRATOS POR ELES SEMPRE ESTAREM COM NOSCO ESSA ENERGIA QUE SEMPRE NOS ACOMPANHA,OBRIGADO PELO CONHECIMENTO QUE SEMPRE NÓS E DADO NA GARÇA DE TODOS . ABAO QUE TENHAM MUITA SAÚDE 🙏

    ResponderExcluir
  12. E Iemanjá OCI
    não tem nada sobre ela ?

    ResponderExcluir
  13. E sobre Oxum Apará... ela é cultuada na Cabinda?! Quais seus adjuntós?!
    Desde já, parabéns pelo trabalho e pelas informações! Makuwiu!

    ResponderExcluir
  14. o kamuka pega cabeça eo bara lode pega tambem obgd?

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelas informações muito interessante mesmo

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, vc pode ensinar a fazer uma chamada de Bará a oxalá

    ResponderExcluir